Você está aqui: Página Inicial / PPGEQ / Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

  • Centro de Secagem
Sistemas Particulados

 

  • Depuração de Gases e Líquidos, Monitoramento e Caracterização de Aerossóis
Esse grupo atua hoje na quantificação, qualificação e tratamento de agentes poluentes lançados ao meio ambiente. Em particular, tem-se dedicado à pesquisa de equipamentos de limpeza de gases e depuração de gases e líquidos, assim como na classificação e quantificação de material pulverulento presente na atmosfera e em ambientes internos, além da separação gás-gás, estudos de efluentes líquidos, cristalização e precipitação industrial. Esse tem se dedicado na criação de equipamentos fáceis de serem construídos e operados para que os fenômenos envolvidos e a influência dos principais parâmetros que governam os processos sejam bem entendidos. Docentes Participantes: André Bernardo, José Renato Coury, Edson Luiz Silva, Gabriela Cantarelili Lopes, Mônica Lopes Aguiar - (líder), Jose Antonio Silveira Goncalves, Vádila Giovana Guerra Béttega

 

  • Laboratório de Catálise
Os participantes do Laboratório de Catálise promovem permanente atividade de formação de recursos humanos, orientando Mestres e Doutores e oferecendo palestras, cursos, Congressos especializados em catálise. São mantidos convênios com empresas e laboratórios congêneres no Brasil e no exterior e realizado um serviço de divulgação de informações sobre catálise por correio eletrônico.

 

  • Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos

 

  • Laboratório de Engenharia de Processos Enzimáticos

 

  • Unidade de Processos Químicos: Desenvolvimento, Análise, Projeto e Integração
Organizar projetos de pesquisa em processos químicos, integrados que permitam alcançar uma visão holística de cada processo ou unidade de processo. Para se obter isso, as pesquisas desenvolvidas atenderão a pelo menos um dos quesitos: 1. Enfatizar aspectos relevantes de processo como balanços de massa, de energia ou econômicos. 2. Integrar diferentes linhas de pesquisa com objetivos complementares. 3. Integrar atividade de extensão com o setor industrial. 4. Integrar atividade de extensão com o setor educacional. 5. Formar recursos humanos com visão global do processo a que cada pesquisa se refere. Os resultados obtidos aumentarão a capacidade de integração dos pesquisadores e alunos, orientarão mudanças metodológicas no ensino de Processos da Engenharia Química e aumentarão o potencial de desenvolvimento de processos químicos do Grupo.