Dissertação de autoria de Luiza Stolte Bezerra Lisbôa de Oliveira (PPGEQ) foi vencedora do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 na categoria de Formação de recursos humanos da ANP

Dentre as 3 finalistas, a dissertação da MSc. Luiza, sob orientação do Prof. Antonio José Gonçalves da Cruz, foi a vencedora!


A dissertação de autoria de Luiza Stolte Bezerra Lisbôa de Oliveira (PPGEQ), sob orientação do Prof. Antonio José Gonçalves da Cruz, foi a vencedora do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022 na categoria de Formação de Recursos Humanos da ANP.

A lista de finalistas e vencedores, por categoria, pode ser acessada em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/premio-anp-de-inovacao-tecnologica/premio-anp-inovacao-tecnologica-2022.


Categoria:
 Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP) 

Título: Produção integrada de etanol de cana-de-açúcar e milho em usinas flex: Simulação e análises tecno-econômica e ambiental

PRH 039

Instituição: UFSCar 

Autora: Luiza Stolte Bezerra Lisbôa de Oliveira 

Resumo: Biocombustíveis são importantes alternativas aos combustíveis fósseis, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também dos pontos de vista social e de segurança energética. O Brasil apresenta uma situação ímpar nesse contexto, pois possui uma estrutura de produção, distribuição e consumo de biocombustíveis, em especial o etanol, já bastante consolidada e desenvolvida. Muito embora a cana-de-açúcar seja há anos a principal matéria-prima para a produção de etanol no Brasil, a utilização do milho para produção de etanol vem apresentando rápido crescimento, principalmente na região Centro-Oeste. Assim, este projeto avaliou a viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de etanol de milho integrada a uma destilaria autônoma já produtora de etanol de cana-de-açúcar (chamada usina flex). As duas simulações propostas neste trabalho (usinas flex convencional e simultânea) podem ser usadas como base para trabalhos futuros.