Dissertação do PPGEQ está entre as finalistas do Prêmio ANP

A dissertação "Produção integrada de etanol de cana-de-açúcar e milho em usinas flex: simulação e análises tecno-econômica e ambiental", defendida por Luiza Bezerra Lisbôa de Oliveira, foi selecionada como uma das finalistas da categoria Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH) no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022. A pesquisa foi orientada pelo professor Antonio José Gonçalves da Cruz, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSCar, no âmbito do Programa de Especialização em Biocombustíveis, financiado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


O estudo avaliou a viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de etanol em usinas denominadas flex, que produzem etanol a partir da cana-de-açúcar e do milho. Foram calculadas variáveis econômicas do processo flex integrado, tais como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), preços máximos de compra de matérias-primas e preços mínimos de venda de produtos. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) permitiu quantificar os impactos ambientais do processo flex integrado para diferentes categorias, com destaque para o potencial de aquecimento global (Global Warming Potential). Análises de sensibilidade das variáveis econômicas (preços unitários de matérias-primas e produtos) e de processo foram calculadas. Adicionalmente, realizou-se uma análise de risco de variáveis incertas como os preços unitários de matérias-primas e produtos na rentabilidade do processo flex.


A cerimônia de Premiação será realizada no dia 7 de Dezembro de 2022, às 11 horas, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Mais informações estão disponíveis neste link.