Nota da Coordenação sobre a suspensão de pagamentos de bolsas CAPES

A Coordenação do PPGEQ/UFSCar REPUDIA VEEMENTEMENTE a ação do atual governo contra a Ciência e a Tecnologia no Brasil. A suspensão do pagamento aos bolsistas CAPES foi um ato desastroso que afetará negativamente (pelo menos num futuro próximo) os Programas de Pós-graduação do País. Além de tal ato prejudicar os pesquisadores que dependem da bolsa como única fonte de renda para sobreviverem e se manterem nos cursos, caracteriza um total desestímulo a futuros pesquisadores, uma vez que os Programas de Pós-graduação das principais IES do Brasil estão com editais de seleção para os cursos de mestrado e doutorado em fase de inscrição. Não há incentivo para se fazer ciência diante de um cenário tão negativo como o que estamos vivenciando!

A Coordenação está acompanhando todos os movimentos dos estudantes e ações das associações estudantis e de nossa Instituição na tentativa de pressionarem a reversão desse ato criminoso para a ciência no País e apoia incondicionalmente todos as ações legais e de direito tomadas pelos estudantes.

A Comissão de Pós-graduação do PPGEQ (CPG-EQ) se reunirá no dia 14 de dezembro de 2022 e discutirá medidas paliativas para tentar minimizar os prejuízos causados pela interrupção do pagamento das bolsas dos “heróis” do PPGEQ que ainda se predispõem a fazerem pesquisa e contribuírem para a ciência no Brasil.